TEMA: Álgebra / Equações
JUSTIFICATIVA:
De acordo com o Currículo do Estado de São Paulo (2010), a linguagem
verbal, oral e escrita, representada pela língua materna, viabiliza a
compreensão e o encontro dos discursos utilizados em diferentes esferas da vida
social. As práticas de leitura e escrita têm impacto direto sobre o
desenvolvimento cognitivo do indivíduo. Tendo em vista essa perspectiva, propomos
nesse plano, atividades que priorizam o desenvolvimento da Competência Leitora
em Matemática, utilizando as narrativas, interpretações e produções escritas dos
alunos para promover o desenvolvimento de aprendizagens significativas, além de
constituir meios de análise para avaliação. Para esse plano utilizaremos, além
de outros recursos, o Caderno do Aluno e do Professor do 8° ano do Ensino
Fundamental, trabalhando a situação de aprendizagem 1: “Expandindo a linguagem
das equações”. Segundo as orientações contidas no Caderno do
Professor, pag. 9, para essa sequência de aulas adota-se como arranque para o
tema, a discussão acerca da importância do trabalho com a leitura,
interpretação de enunciados e transcrição das informações para a linguagem
algébrica, o que pode promover o desenvolvimento da competência leitora do
aluno. Além disso, a generalização é fundamental para que o aluno
entenda inúmeras questões que permeiam seu dia-a-dia, como por exemplo, cálculo
de áreas, de médias aritméticas, fórmulas relacionadas a economia e saúde.
TEMPO PREVISTO: 16 aulas
CONTEÚDOS
Equação de 1° grau com uma
incógnita;
Equações variadas (resolução
por métodos não algorítmicos);
Resolução de problemas
envolvendo equações do 1° grau.
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES GERAIS A SEREM DESENVOLVIDAS:
Ø Leitura e interpretação de enunciados; transposição
entre as linguagens escrita e algébrica; raciocínio lógico dedutivo.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
Ø Compreender situações-problema que envolvam
proporcionalidade, sabendo representá-las por meio de equações;
Ø Saber expressar de modo significativo a solução de
equações de 1° grau;
Ø Saber explorar problemas simples de matemática
discreta, buscando soluções inteiras de
equações lineares com uma incógnita;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø Reconhecer
equações do 1°grau;
Ø Descrever
uma situação por meio de uma equação do 1° grau;
Ø Traduzir uma sentença matemática
expressa em linguagem corrente;
Ø Identificar
os elementos de uma equação do 1° grau;
Ø Introduzir
procedimentos para resolver equações de 1º grau com uma ou duas incógnitas;
Ø Generalizar
regularidades sem recorrer a processos aritméticos;
Ø Resolver
problemas por meio de equações.
ESTRATÉGIAS:
Ø Uso de trabalho em duplas, grupos e individuais para equacionar e resolver problemas de
maneiras diferentes confrontando resultados e identificando equivalências;
utilizar a heurística como método de investigação da solução de equações;
estudar desigualdades por meio da resolução de problemas contextualizados.
Ø Fazer a análise e resolução de situações-problemas;
Ø Deve-se utilizar jogos que
possam contribuir para a busca de soluções e criação de estratégias para
realizá-las ou se necessário alterá-las. As atividades serão não só para a
resolução como também para debates em grupos.
RECURSOS MATERIAIS
Ø
Uso do laboratório de informática e
sala de multimídias para exploração dos softwares e sites;
Ø
Lousa, giz, pincéis;
Ø Calculadoras, papéis quadriculados ou milimetrados;
Ø Calculadoras, papéis quadriculados ou milimetrados;
Ø
Caderno do Aluno e Caderno do
Professor do 8° ano, volume 3 (Estado de São Paulo);
Ø
Livros didáticos:
Ø
Pataro, Moreno Patricia; Souza,
Joamir. A Vontade de Saber Matemática, 8° ano. Editora FTD, 2012.
Ø
Imenes, Luiz Márcio; Lellis, Marcelo. “Matemática
– Imenes & Lellis, 8° ano”, Editora Moderna, 2012.
Ø Livros
paradidáticos: Encontros de primeiro grau. Parte da coleção A Descoberta da Matemática.
Autor: Luzia Faraco Ramos
RECURSOS TECNOLÓGICOS
DA WEB
Jogos das equações
das balanças:
Disponível
em < http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_201_g_4_t_2.html>
<
http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_324_g_4_t_2.html>
Acesso em 15 de junho de 2013.
Pescaria
de equação do 1º grau:
Disponível em: < http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3544>
Esse
material apresenta através de um jogo, uma forma diferenciada de avaliar o
aprendizado adquirido pelos alunos, em relação aos conceitos de equação do 1º
grau. Inicialmente o professor deve pedir aos alunos que se dividam em grupos
para dar início à atividade, que trabalha com diversas cartas que são
distribuídas em dois grupos. O primeiro grupo é formado por cartas contendo
equações do 1º grau, enquanto o segundo é composto por números diversificados.
Cabe ao aluno, no decorrer do jogo, juntar o máximo de cartas possíveis,
formando duplas, com cartas dos dois grupos, onde o número do cartão do segundo
grupo deverá ser a raiz da equação do cartão do primeiro.
Dica: Seguindo o modelo disponível no link acima, o próprio
professor poderá montar os cartões, ou ainda pedir aos alunos que façam também
esse trabalho. A sugestão é que a sala possa ser dividida em dois grupos – os
que irão confeccionar os cartões e os que irão desenvolver a atividade –
podendo alternar os alunos do primeiro e do segundo grupo, para que todos
desenvolvam as duas funções.
Através dessa atividade o professor poderá avaliar tanto a
capacidade dos alunos em desenvolver os cálculos mentalmente, quanto à
capacidade de trabalhar com a linguagem matemática: utilizando o auxílio de
papel e lápis, ao testar se um número é ou não raiz de uma dada equação.
MAPA DE PERCURSO:
Uso de letras para
representar valores desconhecidos --> realizar generalizações através de
sequências de figuras ou números -- >
ler e interpretar enunciados--> transpor linguagem escrita para algébrica
e vice-versa--> resolver equações --> resolver situações-problemas por meio de equações do 1° grau e por método heurístico criativo.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
As atividades a serem
desenvolvidas devem privilegiar o aluno as atividades que possibilitam aos
alunos pensar, raciocinar, formular hipóteses, se possível essas atividades
devem estar bem próximas à realidade do educando.
Após uma retomada acerca do uso “das
letras” em matemática, generalizações e utilizações de fórmulas, assuntos
trabalhados no 7° ano, daremos início à Situação de Aprendizagem proposta por
nosso grupo nesse plano de aula.
Sugestões de atividades para revisão:
Ø Utilizar o Índice de Massa Corpórea
(IMC) dos próprios alunos para deduzir a fórmila I=P/a2,
elaborando-se tabelas para comparações com a tabela da Organização mundial de
Saúde (OMS).
Ø Relacionar fórmulas com a Física,
utilizando-se de problemas que podem ser criados a partir de situações
cotidianas, como V= d/t (utilizar um cronômetro para determinar o tempo em que
um aluno percorre a sala de aula por exemplo), sabendo-se a distância os alunos
podem calcular qual foi a velocidade.
Situação de Aprendizagem
Atividade 1: Letras para achar números
desconhecidos
Essa
atividade faz parte do livro didático “Matemática- Imenes & Lellis, 7° ano,
capítulo 13”.
Sugiro
escolher alguns problemas e exercícios para trabalhar com os alunos (em duplas)
a sequência de atividades propostas. Para essa parte, pode-se dedicar 2 aulas e
um pouco de lição de casa para sistematização de conceitos e procedimentos.
Tempo
previsto: 4 aulas
Atividade 2: Balança das Equações
Trabalhar
com o recurso tecnológico no laboratório de informática e se não for possível,
com o datashow. O professor pode iniciar o jogo no “telão” para que os alunos
visualizem as balanças, explicar como funciona o software e o objetivo do jogo,
fazendo algumas demonstrações. Depois pode propor aos alunos que registrem, em
seus cadernos, alguma maneira para solucionar cada situação, encontrando o
valor do “pesinho” com o X.
Como
tarefa de casa o professor pode dar algum tipo de atividade escrita com
balanças para que resolvam.
Tempo
previsto: 2 aulas
Atividade 3: A história das equações
Iniciar
a aula fazendo a leitura sobre a História das Equações: A Origem das Equações do 1º Grau . Enfatizar o fato
de que no começo as equações eram escritas em linguagem materna e levar
exemplos para que os alunos vejam a evolução da escrita algébrica. Uma boa
fonte de pesquisa para o professor é o livro “O romance das equações”.
Como atividade, o professor pode propor um desafio para os alunos, lendo
uma mensagem e depois pedindo para que os alunos transcrevam essa mensagem em
códigos como os que usam para se comunicar em redes sociais da internet.
Fazer a definição de equação.
Após essa aula, trabalhar com a escrita de problemas na linguagem
matemática. Existem vários exercícios desde tipo. Como sugestão deixo aqui os
problemas do livro “Vontade de Saber Matemática, pág. 152, exercício 12.
Tempo previsto: 2 aulas.
Atividade 4: Expandindo a
linguagem das equações
Questões 1 à 9 da Situação de Aprendizagem 1 do Caderno do Aluno, volume
3, 8° ano.
Trabalhar com os alunos em duplas.
Tempo previsto: 2 aulas
Atividade 5: Usando a
Heurística para resolver Equações de 1° grau
Atividade 10 da Situação de Aprendizagem 1 do Caderno do Aluno, volume 3,
8° ano.
“Um curso de equações
necessariamente tem que dar atenção a técnica de resolução mas não deve dar
enfase maior a ela do que ao uso do raciocínio logico”. Não e razoável que se
faca uso de técnicas em problemas de equações nos quais a solução pode ser
obtida diretamente pelo uso da heurística como comentaremos a seguir.
O ambiente de
estudo das equações e extremamente adequado ao exercício da heurística, já que
muitas vezes uma equação pode ser resolvida por estratégias diferentes das que
normalmente faríamos com o uso das técnicas. O exercício de resolver equações
por caminhos mais inventivos do que o da técnica e fundamental para o
desenvolvimento do pensamento matemático e, portanto, deve sempre ser
incentivado”.
Tempo
previsto: 2 aulas
Atividade 6 : Resolvendo problemas
Trabalhar a resolução de problemas que envolvam equações de 1° grau,
privilegiando-se o trabalho com problemas significativos, com texto e contexto.
Deve-se: Instrumentalizar os alunos para uma
boa leitura de enunciados significa orienta-los para que identifiquem os dados,
as relações entre dados e a pergunta. Em seguida, outra etapa importante e a da
transposição as informações coletadas para a linguagem da álgebra.
Sugestões :
Atividades 12 à 15 da Situação de Aprendizagem 1 do Caderno do Aluno, volume 3, 8° ano. Problemas
e questões dos livros didáticos indicados na bibliografia deste plano, entre
outros.
Tempo previsto: 4 aulas
Sugestão
de questão com “texto e contexto”:
Diofanto de Alexandria
Diofanto foi um matemático e filósofo
Grego. É considerado o maior algebrista grego, verdadeiro precursor da moderna
teoria dos números e para alguns considerado o pai da álgebra, principalmente devido à sua inovação com as
notações, o primeiro a usar símbolos na resolução de problemas algébricos. Os
detalhes da vida deste matemático grego são completamente desconhecidos
havendo-se conservado suas obras que, transmitidas pelos eruditos árabes,
chegaram à Europa graças a sua tradução para o latim, no século XVI. Sabe-se
que viveu na Idade de Prata (250-350) da Universidade de Alexandria, e que sua
principal obra foi um grande tratado chamado Arithmetica (250-275), um clássico da ciência
alexandrina sobre teoria dos números, numa publicação em 13 livros, dos quais
sete desapareceram, sem dúvida a maior obra da Antiguidade sobre o tema.
O problema a seguir pertence à coleção de problemas
Antologia grega, reunida por volta de 500 d.C. Caso esteja historicamente correto, sua solução represente
quantos anos Diofanto viveu.
“Diofanto passou 1/6 de sua vida
como criança, 1/12 como adolescente e mais 1/7 na condição de solteiro. Cinco
anos depois de casar-se nasceu-lhe um filho que morreu 4 anos antes de seu pai,
com metade da idade (final) de seu pai. Com quanto anos Diofanto morreu?”
?
As atividades a serem
desenvolvidas devem privilegiar o aluno as atividades que possibilitam aos
alunos pensar, raciocinar, formular hipóteses, se possível essas atividades
devem estar bem próximas à realidade do educando.
Após uma retomada acerca do uso “das
letras” em matemática, generalizações e utilizações de fórmulas, assuntos
trabalhados no 7° ano, daremos início à Situação de Aprendizagem proposta por
nosso grupo nesse plano de aula.
Sugestões de atividades para revisão:
Ø Utilizar o Índice de Massa Corpórea
(IMC) dos próprios alunos para deduzir a fórmila I=P/a2,
elaborando-se tabelas para comparações com a tabela da Organização mundial de
Saúde (OMS).
Ø Relacionar fórmulas com a Física,
utilizando-se de problemas que podem ser criados a partir de situações
cotidianas, como V= d/t (utilizar um cronômetro para determinar o tempo em que
um aluno percorre a sala de aula por exemplo), sabendo-se a distância os alunos
podem calcular qual foi a velocidade.
Situação de Aprendizagem
Atividade 1: Letras para achar números
desconhecidos
Essa
atividade faz parte do livro didático “Matemática- Imenes & Lellis, 7° ano,
capítulo 13”.
Sugiro
escolher alguns problemas e exercícios para trabalhar com os alunos (em duplas)
a sequência de atividades propostas. Para essa parte, pode-se dedicar 2 aulas e
um pouco de lição de casa para sistematização de conceitos e procedimentos.
Tempo
previsto: 4 aulas
Atividade 2: Balança das Equações
Trabalhar
com o recurso tecnológico no laboratório de informática e se não for possível,
com o datashow. O professor pode iniciar o jogo no “telão” para que os alunos
visualizem as balanças, explicar como funciona o software e o objetivo do jogo,
fazendo algumas demonstrações. Depois pode propor aos alunos que registrem, em
seus cadernos, alguma maneira para solucionar cada situação, encontrando o
valor do “pesinho” com o X.
Como
tarefa de casa o professor pode dar algum tipo de atividade escrita com
balanças para que resolvam.
Tempo
previsto: 2 aulas
Atividade 3: A história das equações
Iniciar
a aula fazendo a leitura sobre a História das Equações: A Origem das Equações do 1º Grau . Enfatizar o fato
de que no começo as equações eram escritas em linguagem materna e levar
exemplos para que os alunos vejam a evolução da escrita algébrica. Uma boa
fonte de pesquisa para o professor é o livro “O romance das equações”.
Como atividade, o professor pode propor um desafio para os alunos, lendo
uma mensagem e depois pedindo para que os alunos transcrevam essa mensagem em
códigos como os que usam para se comunicar em redes sociais da internet.
Fazer a definição de equação.
Após essa aula, trabalhar com a escrita de problemas na linguagem
matemática. Existem vários exercícios desde tipo. Como sugestão deixo aqui os
problemas do livro “Vontade de Saber Matemática, pág. 152, exercício 12.
Tempo previsto: 2 aulas.
Atividade 4: Expandindo a
linguagem das equações
Questões 1 à 9 da Situação de Aprendizagem 1 do Caderno do Aluno, volume
3, 8° ano.
Trabalhar com os alunos em duplas.
Tempo previsto: 2 aulas
Atividade 5: Usando a
Heurística para resolver Equações de 1° grau
Atividade 10 da Situação de Aprendizagem 1 do Caderno do Aluno, volume 3,
8° ano.
“Um curso de equações
necessariamente tem que dar atenção a técnica de resolução mas não deve dar
enfase maior a ela do que ao uso do raciocínio logico”. Não e razoável que se
faca uso de técnicas em problemas de equações nos quais a solução pode ser
obtida diretamente pelo uso da heurística como comentaremos a seguir.
O ambiente de
estudo das equações e extremamente adequado ao exercício da heurística, já que
muitas vezes uma equação pode ser resolvida por estratégias diferentes das que
normalmente faríamos com o uso das técnicas. O exercício de resolver equações
por caminhos mais inventivos do que o da técnica e fundamental para o
desenvolvimento do pensamento matemático e, portanto, deve sempre ser
incentivado”.
Tempo
previsto: 2 aulas
Atividade 6 : Resolvendo problemas
Trabalhar a resolução de problemas que envolvam equações de 1° grau,
privilegiando-se o trabalho com problemas significativos, com texto e contexto.
Deve-se: Instrumentalizar os alunos para uma
boa leitura de enunciados significa orienta-los para que identifiquem os dados,
as relações entre dados e a pergunta. Em seguida, outra etapa importante e a da
transposição as informações coletadas para a linguagem da álgebra.
Sugestões :
Atividades 12 à 15 da Situação de Aprendizagem 1 do Caderno do Aluno, volume 3, 8° ano. Problemas
e questões dos livros didáticos indicados na bibliografia deste plano, entre
outros.
Tempo previsto: 4 aulas
Sugestão
de questão com “texto e contexto”:
Diofanto de Alexandria
Diofanto foi um matemático e filósofo
Grego. É considerado o maior algebrista grego, verdadeiro precursor da moderna
teoria dos números e para alguns considerado o pai da álgebra, principalmente devido à sua inovação com as
notações, o primeiro a usar símbolos na resolução de problemas algébricos. Os
detalhes da vida deste matemático grego são completamente desconhecidos
havendo-se conservado suas obras que, transmitidas pelos eruditos árabes,
chegaram à Europa graças a sua tradução para o latim, no século XVI. Sabe-se
que viveu na Idade de Prata (250-350) da Universidade de Alexandria, e que sua
principal obra foi um grande tratado chamado Arithmetica (250-275), um clássico da ciência
alexandrina sobre teoria dos números, numa publicação em 13 livros, dos quais
sete desapareceram, sem dúvida a maior obra da Antiguidade sobre o tema.
O problema a seguir pertence à coleção de problemas
Antologia grega, reunida por volta de 500 d.C. Caso esteja historicamente correto, sua solução represente
quantos anos Diofanto viveu.
“Diofanto passou 1/6 de sua vida
como criança, 1/12 como adolescente e mais 1/7 na condição de solteiro. Cinco
anos depois de casar-se nasceu-lhe um filho que morreu 4 anos antes de seu pai,
com metade da idade (final) de seu pai. Com quanto anos Diofanto morreu?”
?
COMPETÊNCIA LEITORA
Ø Ênfase à leitura e interpretação de problemas
Ø Sugestão de texto para leitura e interpretação
A Origem das Equações do 1º Grau
“Assim como o Sol
empalidece as estrelas com o seu brilho, um homem inteligente eclipsa a glória
de outro homem nos concursos populares, resolvendo os problemas que este lhe
propõe”. François Viète
Este texto da Índia antiga fala de um passa tempo muito popular dos
matemáticos hindus da época: a solução de quebra-cabeças em competições
públicas, em que um competidor propunha problemas para outro resolver.
Era muito difícil a Matemática nesse período. Sem nenhum sinal, sem
nenhuma variável, somente alguns poucos sábios eram capazes de resolver os
problemas, usando muitos artifícios e trabalhosas construções geométricas.
Hoje, temos a linguagem exata para representar qualquer quebra-cabeça ou
problema.
Basta traduzi-los para o idioma da Álgebra: a equação.
Equação é uma maneira de resolver situações nas quais surgem valores
desconhecidos quando se tem uma igualdade. A palavra “equação” vem do latim equatione,
equacionar, que quer dizer igualar, pesar, igualar em peso. E a origem primeira
da palavra “equação” vem do árabe adala, que significa “ser igual
a“, de novo a idéia de igualdade. Por serem desconhecidos, esses valores são
representados por letras. Por isso na língua portuguesa existe uma expressão muito
usada: “o x da questão”. Ela é utilizada quando temos um problema dentro de uma
determinada situação. Matematicamente, dizemos que esse x é o valor que não se
conhece.
A primeira referencia a equações de que se têm notícias consta do papiro
de Rhind, um dos documentos egípcios mais antigos que tratam de
matemática, escrito há mais ou menos 4000 anos.
Como os egípcios não utilizavam a notação algébrica, os métodos de
solução de uma equação eram complexos e cansativos.
Os gregos resolviam equações através de Geometria.
Mas foram os árabes que, cultivando a Matemática dos gregos, promoveram
um acentuado progresso na resolução de equações. Para representar o valor
desconhecido em uma situação matemática, ou seja, em uma equação, os árabes
chamavam o valor desconhecido em uma situação matemática de “coisa”. Em árabe,
a palavra “coisa” era pronunciada como xay. Daí surge o x como
tradução simplificada de palavra “coisa” em árabe.
No trabalho dos árabes, destaca-se o de Al-Khowarizmi (século
IX), que resolveu e discutiu equações de vários tipos.
Al-Khowarizmi é
considerado o matemático árabe de maior expressão do século IX. Ele escreveu
dois livros que desempenharam importante papel na história da Matemática. Num
deles, Sobre a arte hindu de calcular, Al-Khowarizmifaz uma
exposição completa dos numerais hindus. O outro, considerado o seu livro mais
importante, Al-jabr wa’l mugãbalah, contém uma exposição clara e
sistemática sobre resolução de equações.
As equações ganharam importância a partir do momento em que passaram a
ser escritas com símbolos matemáticos e letras. O primeiro a fazer isso foi o
francês François Viète, no final do século XVI. Por esse motivo é
chamado “pai da Álgebra”.
Viète também foi o primeiro a estudar as propriedades das equações
através de expressões gerais como ax + b = 0. Graças a Viète os objetos de
estudo da Matemática deixaram de ser somente problemas numéricos sobre preços
das coisas, idade das pessoas ou medidas dos lados das figuras, e passaram a
englobar também as próprias expressões algébricas.
A partir desse momento, as equações começaram a ser interpretadas como
as entendemos atualmente: equação, o idioma da álgebra.
Atualmente as equações são usadas, entre outras coisas, para determinar
o lucro de uma firma, para calcular a taxa de uma aplicação financeira, para
fazer a previsão do tempo, etc.
E devido a evolução dos estudos das equações, podemos utilizar outras
variáveis, letras, para representar o valor desconhecido, ou seja, o que se
quer descobrir em uma equação.
Hoje, chamamos o termo desconhecido de incógnita, que é uma palavra
originária do latim incognitu, que também quer dizer “coisa
desconhecida”. A incógnita é um símbolo que está ocupando o lugar de um
elemento desconhecido em uma equação.
Ø Trabalho com
o paradidático: Encontros de primeiro grau
Resenha: Wang sobreviveu a um
naufrágio e passa a vida em busca da filha. Muitos anos depois do acidente, ele
conhece Rodrigo, um jovem balonista. Wang ajuda o novo amigo a conquistar
Carolina, garota por quem se apaixona. O pai da menina, um industrial, tem
sérios problemas quando sua fábrica começa a poluir o rio da cidade. E tudo se
complica ainda mais quando os garotos tentam impedir que alguém compre suas
terras.
***********************************
O trabalho com esse paradidático também pode ser feito de várias maneiras: pode-se ler um pouco por dia para os alunos ou se a escola tiver vários, fazer a leitura individual e pedir para que elaborem uma resenha no final da leitura, uma síntese sobre o que aprenderam sobre equação, etc.
Crie (e resolva) seus próprios problemas envolvendo
equações com soluções inteiras positivas.
Livros
paradidáticos: Encontros de primeiro grau. Parte da coleção A Descoberta
da Matemática. Autor: Luzia Faraco Ramos
***********************************
O trabalho com esse paradidático também pode ser feito de várias maneiras: pode-se ler um pouco por dia para os alunos ou se a escola tiver vários, fazer a leitura individual e pedir para que elaborem uma resenha no final da leitura, uma síntese sobre o que aprenderam sobre equação, etc.
RECUPERAÇÃO
A mesma deverá ocorrer de forma contínua em
sala de aula, conforme se faça necessário, por meio de atividades em duplas,
jogos e atividades diversificadas.
Trabalhos de acompanhamento domiciliar.
Se
ocorrerem casos mais extremos, os alunos deverão ser encaminhados a uma
recuperação paralela
AVALIAÇÃO
Espera-se
que o aluno adquira a habilidade de generalizar sequências simples com o uso de
letras, compreendendo a noção de variável de uma fórmula. Equacione um problema a partir da leitura e
interpretação do seu enunciado. Encontre a solução da equação proposta.
Elabore
uma produção individual (narrativa ou
representação) das ideias apresentadas, analisadas e adquiridas pela Situação
de Aprendizagem.
Se uma equação é uma pergunta, o valor para a
incógnita é sua resposta e deve ser coerente com a pergunta feita, assim é
importante a verificação do resultado.
E
deve-se realizar trabalhos individuais, em dupla e avaliação escrita individual.
Além
disso, de acordo com o novo plano horizontal, proposto no blog ClickMat, temos
que a avaliação deve envolver o “Acompanhamento e verificação da evolução de cada
aluno, evidenciando a avaliação dos conteúdos conceituais, procedimental
e atitudinal”.
Além disso, como questão norteadora do
processo de formação o professor deverá em todas as atividades questionar-se:
Quais as possíveis dificuldades diagnosticadas no percurso destas atividades? E
Quais as intervenções necessárias que permitam aos alunos retomar os conceitos
necessários para o avanço e resolução das atividades propostas?
Desta forma o professor conhecendo sua classe
poderá propor atividades que favoreçam a construção de habilidades e
competências previstas.” < http://clickmat.blogspot.com.br/2013/05/novo-plano-de-aula-estudo-horizontal-do.html>
BIBLIOGRAFIA:
Currículo do Estado de São Paulo
Caderno do professor e Caderno do aluno da
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, 8° ano, Volume 3.
A
Origem das Equações do 1º Grau. Disponível em: <http://www.matematiques.com.br/conteudo.php?id=582>
Balanças das
Equações:
Disponível
em < http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_201_g_4_t_2.html>
<
http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_324_g_4_t_2.html>
Acesso em 15 de junho de 2013.
Pescaria
de equação do 1º grau:
Disponível em: < http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3544>.
Acesso em 15 de junho de 2013.
Pataro,
Moreno Patricia; Souza, Joamir. A
Vontade de Saber Matemática, 8° ano. Editora FTD, 2012.
Imenes,
Luiz Márcio; Lellis, Marcelo. “Matemática
– Imenes & Lellis, 8° ano”, Editora Moderna, 2012.
Ótimo trabalho!!!
ResponderExcluirAdorei o blog e o trabalho de vocês!
Grande abraço, foi muito bom ter trabalhado e estudado com essa equipe!
Ótimas dicas.
ResponderExcluirÓtimas dicas.
ResponderExcluirExcelente!
ResponderExcluirExcelente!
ResponderExcluirTrabalho maravilhoso. Extraordinário!
ResponderExcluirExcelente ����������
ResponderExcluirGostei bastante do plano de aula.
ResponderExcluir