EXPERIÊNCIAS

O livro Cazuza – de Viriato Corrêa, foi minha primeira experiência com a leitura, lá pelos meus 8 anos. O livro me impressionou, pela crueza dos relatos, pois contava a história de várias crianças na escola e seus professores. Alguns muito rigorosos que se utilizavam da palmatória em seus alunos, outros,  amorosos e carinhosos . Crianças muito pobres que não tinham o que comer no recreio e  nada levavam em suas marmitas (naquela época, não havia merenda escolar).  E havia muita lição de moral, que servem até nos dias de hoje.
Lembro-me de que li este livro umas três vezes antes de devolver para a biblioteca da Escola Cônego aqui de Piedade, mas nunca me esqueci de suas histórias. Um dia, passados mais de 30 anos, arrumando a biblioteca da escola Maria Ignês, junto com alguns livros que seriam doados, encontrei um exemplar deste meu tão querido livro. Claro que fiquei com ele, e o guardo até hoje.
Infelizmente nunca consegui fazer com que meus filhos o lessem, pois a edição é antiga e as gravuras um tanto rústicas e sem graça. Na verdade, cada livro, cada história, toca uma pessoa de forma diferente. Pra mim foi uma experiência única, para outros, talvez, sejam apenas histórias sem graça.
Depois disto faço como a Danuza Leão, leio de tudo, revista, gibi, ficção, romance, e não estou nem aí para os críticos literários. Se a  leitura me agrada, é boa e pronto.
Sônia Bianchini Góes Paslar

Nenhum comentário:

Postar um comentário